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Agosto, 2007 | www.abreti.org.br    
  Disputa de grandes administradoras portuárias pode estar perto do fim

Jornal DCI - 01/08/07 - 00:00 > LOGÍSTICA (Agência Estado)
 
 
A briga entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) - administradora do Porto de Santos -, e as empresas Cosipa e Libra Terminais por causa de uma dívida superior a R$ 700 milhões poderá ter um desfecho em breve. A Secretaria Especial de Portos informou que recebeu propostas das duas companhias para o pagamento dos débitos e está avaliando o material.

A proposta da Cosipa foi feita formalmente e encaminhada ao ministro dos Portos, Pedro Brito. Segundo fontes do setor, o acordo sugerido pela empresa prevê o pagamento de R$ 71 milhões dos R$ 200 milhões calculado pela Codesp. Mas a companhia estaria disposta negociar a dívida até um patamar de R$ 110 milhões.

Por enquanto, não se falou em formas de quitação. Mas, de acordo com a fonte ligada à Codesp, o pagamento poderia ser feito em até 12 meses, com correção. No caso da Libra Terminais, a empresa enviou representantes à Brasília para apresentar a sugestão de acordo diretamente ao ministro. Conforme a Codesp, a dívida da companhia está em torno de R$ 500 milhões. As divergências entre Libra e Codesp começaram após a licitação dos terminais, em 1998, e se arrastam até hoje com inúmeras ações na Justiça. Um dos argumentos usados pela Libra é que a Codesp não honrou compromissos, como a execução de obras nas áreas licitadas.

A cobrança das empresas foi informada pelo ministro Pedro Brito em meados de junho, quando foram encaminhadas à Cosipa e à Libra Terminais documentos dando um prazo de dez dias para que as empresas apresentassem posicionamento sobre o pagamento dos valores devidos. Na ocasião, o ministro afirmou que, se a negociação não prosperasse, tomaria medidas cabíveis. Os dez dias se transformaram em mais de um mês. Mas a secretaria afirma que tem se reunido para resolver o problema.

A dívida das duas empresas praticamente zeraria o passivo da Codesp e, assim, abriria espaço para que uma série de investimentos em melhorias no Porto de Santos, que ficou com o quarto pior lugar no ranking nacional.
 
 
 
 
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