Julho, 2010 | www.abreti.org.br  

Aeroporto Salgado Filho
será ampliado


19/07/2010 - Webtranspo

Na semana passada, o governo do Rio Grande do Sul firmou um convênio que assegura a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Medida Provisória dispõe sobre as iniciativas destinadas a viabilizar as ações previstas para realização da Copa do Mundo Fifa 2014, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

“O trabalho de ampliação do Aeroporto Salgado Filho vem sendo realizado desde agosto de 2007, quando foi instituido um Grupo de Trabalho que estudou, planejou e está operacionalizando a transferência das famílias do entorno, priorizando condições dignas e seguras para as pessoas que moram irregularmente na beira do leito da pista”, observa Eduado Antonini, secretário da Copa 2014.

O documento prevê prioridade no licenciamento ambiental e que as obras do entorno do aeroporto serão de responsabilidade dos governos estadual e municipal, exceto os estacionamentos, que terão áreas concedidas às empresas privadas contratadas pela Infraero.

O convênio a ser firmado pelo governo do RS a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária viabilizará a ampliação, em 900 metros, da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Segundo o governo, a ampliação do aeroporto custará R$ 900 milhões e possibilitará voos diretos de Porto Alegre para a Europa e Estados Unidos e instalação do ILS 2 - equipamento que permitirá que o aeroporto funcione em dias com muita neblina. Além disso haverá a construção do novo terminal de cargas.

Haverá ainda a ampliação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, construção de um novo edifício garagem, e outras obras de infraestrutura. As obras devem iniciar em agosto e serem concluídas em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo. Atualmente a pista possui 2.280 metros.

O movimento médio diário do aeroporto de Porto Alegre (chegadas e partidas) é de 174 aeronaves de voos regulares. Com 37,6 mil metros quadrados de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do aeroporto pode receber até 18 aeronaves de grande porte.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439