Agosto, 2010 | www.abreti.org.br  

Forwarders preveem recuperação


04/08/2010 – GUIA MARÍTIMO

O European Freight Forwarding Index, publicado mensalmente pelo Danske Bank, permaneceu elevado durante julho. O órgão europeu espera uma recuperação dos volumes em setembro, após uma diminuição prevista para este mês.

O índice manteve-se em 66 pontos no mês passado, em comparação com os 48 pontos de julho do mesmo período do exercício anterior. Os números são computados pelo banco dinamarquês por meio de pesquisas com 132 transitários de carga na Europa, que calculam as expectativas de volume atuais e futuras em uma escala de zero a 100.

Segundo o analista do Danske Bank, Johannes Moller, os volumes podem apresentar um declínio em agosto, antes da retomada em setembro. "Vemos uma força particular no transporte aéreo, onde o índice permanece acima de 80 pontos. Isto acontece provavelmente porque a demanda surpreendeu o mercado neste verão, resultando em alguns pedidos urgentes que precisaram ser transportados por avião", atesta o executivo. Moller também ressaltou a força da Alemanha, onde a desvalorização do euro teve um impacto positivo sobre as exportações.

O analista acrescentou que as projeções para o terceiro trimestre apontam estabilização nos volumes globais, em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. "Os freight forwarders deverão ser capazes de melhorar a rentabilidade assim que observarmos o arrefecimento nas taxas de frete marítimo", pontua.

O aumento nos valores resultou em baixa rentabilidade dos forwarders durante o primeiro semestre deste ano. "No terceiro trimestre, os transitários de carga deverão aproveitar os benefícios conjuntos de volumes e lucros por unidade", afirmou Moller.

Porém, o analista acrescentou ressalvas. "Claramente, o grande ponto de interrogação para o período é o impacto de uma potencial desaceleração no crescimento econômico europeu. Alguns observadores do mercado afirmam que o impulso que temos visto durante o primeiro semestre foi causado por reposição de estoques. Se for esse o caso, então os volumes do final do ano podem sofrer um golpe duplo quando os estoques diminuírem, enfraquecendo a demanda", concluiu o analista.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439