Agosto, 2010 | www.abreti.org.br  

Suape: fiscalização de cargas mais ágil


16/08/2010 - WEBTRANSPO

Um convênio entre a Secretaria da Fazenda de Pernambuco e o Complexo de Suape dará mais agilidade ao controle de mercadorias no porto pernambucano. Para isso, foi contratada a empresa Data Traffic que aplicará uma nova tecnologia para fiscalizar o volume de cargas movimentadas.

Com a implantação do sistema, todo caminhão passará por uma ponte há um quilômetro do Posto Fiscal e através de equipamentos eletrônicos de alta tecnologia será realizada a pesagem e a identificação da placa do veículo, em movimento.

As informações fornecidas serão confrontadas com os dados oriundos da nota fiscal eletrônica, e se eles coincidirem, o veículo e a carga serão liberados sem necessidade de paralisação do veículo.

“Seremos mais eficientes e nos primeiros dias de funcionamento a retenção de caminhões no Posto será reduzida, e em pouco tempo eliminada. Temos um fluxo diário de três mil caminhões e a desburocratização, nesse caso, é imprescindível”, afirma Sidnei Aires, vice-presidente de Suape.

Vale destacar que o convênio firmado será um projeto piloto para ser desenvolvido entre os demais postos fiscais de fronteiras do Estado de Pernambuco.

“Esse sistema vai possibilitar um maior controle das cargas em trânsito no Estado, haja vista a possiblidade de confrontar as informações das notas fisca eletrônicas enviadas pelos contribuintes na origem com as informações colhidas nos cominhões em movimento, possibilitando assim maior agilidade no fluxo de cargas nos postos fiscais da Sefaz”, afirma Oscar Victor Vital, diretor de fiscalizzção e mercadorias em trânsito da Sefaz.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439