Abril, 2011 | www.abreti.org.br  

MDIC intensifica treinamento do Redeagentes


31/03/2011- MDIC

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) promove vinte cursos de capacitação gratuitos do projeto Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (Redeagentes), nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Goiás.

A capacitação está divida em quadro módulos com objetivos distintos: Curso Básico em Exportação; Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte e Treinamento para Agentes de Comércio Exterior; além de cursos de agentes e empresas sobre o projeto Primeira Exportação.

O cronograma estabelecido pela Secex, em parceria com os estados, prevê treinamentos de dois a três dias. Além disso, serão promovidas diversas ações de articulação institucional e setorial que estimulem as exportações de empresas de pequeno porte e que incentivem a integração de estados e municípios com potencial exportador.

O objetivo desta nova fase de cursos, segundo a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, "é intensificar a parceria com os estados para difundir a cultura exportadora e incentivar a entrada de empresas de pequeno e médio porte no mercado internacional”.

Ações realizadas

Em dez anos de existência, o projeto Redeagentes realizou mais de 800 cursos em cerca de 250 municípios para mais de 20 mil pessoas, representadas por agentes de comércio exterior, empresários e funcionários de empresas de pequeno porte.

O projeto é uma iniciativa do MDIC desenvolvida pelo programa Cultura Exportadora, implementado por intermédio da Secex, em parceria com diversas instituições como a Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex-Brasil), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Caixa Econômica Federal (CEF), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Correios, entre outras.

Para se tornar um agente de comércio exterior é necessário atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo projeto, ter disponibilidade de tempo para realizar as ações previstas e participar de um treinamento presencial.

Os agentes são voluntários e o trabalho deles consiste em orientar o empresário de pequeno porte sobre como exportar e difundir a cultura exportadora por meio de atividades gratuitas. Por isso, é importante que os candidatos trabalhem em instituições que tenham objetivos convergentes com os do projeto. Já os empresários de pequeno porte de setores com potencial exportador podem participar do Curso Básico de Exportação.

Os interessados podem obter informações sobre treinamentos e cursos nos estados no site do Redeagentes (http://www.redeagentes.gov.br/).


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439