Maio, 2011 | www.abreti.org.br  

Competitividade do país retorna
com desvalorização do Real


23/05/2011 - ADUANEIRAS

O fluxo de entrada de dólares no Brasil vai retornar para os níveis normais, e o real começará a se desvalorizar quando as taxas de juros começarem a subir nos EUA e na Europa, afirmou o ministro das Finanças, Guido Mantega.

"Quando houver uma mudança na política monetária nos países avançados, o real se desvalorizará", afirmou Mantega.

"Quanto, eu não sei, mas o real vai se desvalorizar e isso contribuirá para a competitividade das empresas brasileiras."

Mantega disse que o Brasil restringiu a "torrente" de dólares que entrou no País nos primeiros três meses do ano e, após uma forte reversão em abril, as entradas da moeda norte-americana estão retornando a níveis mais normais. "O Brasil atrairá capital externo. Nós não queremos interromper a entrada de capital, nós só não queremos uma torrente."

No início deste ano, o governo brasileiro impôs taxas adicionais sobre a tomada de empréstimos de curto prazo no exterior, depois de ficar preocupado com o fato de que grande quantidade de dinheiro estava sendo tomada emprestado no exterior e transformada em crédito ao consumidor no Brasil. Mantega afirmou que o governo continua a monitorar as tomadas de empréstimo no exterior e que adotará medidas adicionais se houver qualquer "exagero" nos fluxos de capital para o País.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439