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Porto de Paranaguá se especializa na movimentação de cargas especiais


07/03/2012 - GUIA MARÍTIMO

Até meados de 2012, o porto receberá cerca de 30 mil toneladas em peças para a construção da maior fábrica de celulose do mundo, da Eldorado Papel e Celulose, bem como peças da nova unidade da Arauco do Brasil. que esta sendo instalada em Jaguaraíva, no Paraná.

O Porto de Paranaguá (PR) tem se especializado na movimentação de cargas especiais. Na última semanam por exemplo, o complexo portuário recebeu uma prensa de 160 toneladas e 5,3 metros de altura, destinada à empresa WHB Fundição. Para receber a peça, o porto demandou adaptação logística em suas instalações e cuidado no transporte do equipamento.

A peça foi levada para Curitiba (PR), onde será instalada e, para seu transporte, foi preciso a utilização de um caminhão com 71 metros de comprimento. Até meados deste ano, o porto receberá cerca de 30 mil toneladas em peças para a construção da maior fábrica de celulose do mundo, que esta sendo feita em Três Lagoas (MS), da Eldorado Papel e Celulose, bem como peças da nova unidade da Arauco do Brasil, que está sendo instalada em Jaguaraíva, no Paraná.

Esse tipo de operação portuária é caracterizada como uma operação especial. Exige definição prévia do berço de atracação, de acordo com o espaço disponível para manobrar as cargas e a capacidade do piso, além da logística para saída do terminal.

“A facilidade de atracação, o calado, o tamanho de cais e a capacidade do piso são fundamentais para receber peças com esse porte diferenciado. Poucos portos no país oferecem as condições disponíveis em Paranaguá para estas operações”, afirma Airton Maron, superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

Para ampliar ainda mais o recebimento das grandes peças, o porto está concluindo uma licitação para construção de um portão especial, com largura e capacidade de manobra facilitadas para esse tipo de peças, destinadas a grandes projetos. Em outra frente de trabalho, será preparada uma nova área, fora da zona primária do porto, para armazenagem de peças de grande porte.


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