Novembro, 2007 | www.abreti.org.br    
  Mantega admite medidas no câmbio

Fonte: Agencia Estado – 13/11/07
 
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o governo pode adotar medidas no mercado de câmbio, “caso o dólar derreta completamente”. Ele avaliou, no entanto, que o atual momento não requer uma intervenção do governo. “Existe um monitoramento permanente da política, da situação do País, da condição das moedas, mas eu não tenho nada preparado que vá ser feito no momento’, garantiu Mantega. Nos últimos 12 meses, o dólar se desvalorizou 17,38% em relação ao real e 49,7% desde o início do governo Lula, em janeiro de 2003.
O ministro avaliou que o impacto da desvalorização do dólar tem sido ‘agudo’ nos últimos tempos, com um descolamento do dólar em relação às outras moedas.

Ele disse que o governo poderia ter adotado alguma medida, há cerca de três meses, para responder à crise nos mercados dos EUA. “Vários países fizeram isso, aumentando a liquidez, baixando ou subindo a taxa de juros. Cada um fez aquilo que era necessário. Naquela época nós nos mobilizamos e nos preparamos ou para dar liquidez ou para recomprar títulos. Tudo isso foi desnecessário”, explicou.
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439