Janeiro, 2008 | www.abreti.org.br    
  Paraná começa a mexer na infra-estrutura aeroportuária

Netcomex - 21/01/2008
 
 
A infra-estrutura portuária do Paraná, especialmente para a movimentação de mercadorias, deve melhorar consideravelmente caso se efetivem a reforma do terminal de cargas do aeroporto Afonso Pena e a construção de um novo terminal em Paranaguá.

O primeiro já tem edital publicado e as propostas devem ser abertas no dia 31 de janeiro. O governador Roberto Requião anunciou que a Secretaria dos Transportes e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizam estudos para instalação do novo aeroporto na cidade de Paranaguá, que servirá ao transporte de cargas e a vôos charter (fretados). O governo estadual não informou quais serão os recursos necessários, mas como é uma proposta de Requião, a verba deve ser alocada pelo Palácio Iguaçu.

O aeroporto Afonso Pena recebeu em 2006 cerca de 22,2 milhões de toneladas, segundo número do site da Infraero. Esse volume já foi de 27,4 milhões em 2004, caiu para 24,6 milhões em 2005 e teve nova redução no ano seguinte. De acordo com profissionais de empresas ligadas ao setor aéreo, o problema não está apenas no terminal de cargas, mas também na pista, o que restringe o peso dos aviões que pousam.

A expectativa é que as obras tenham início em meados de 2008 e que estejam concluídas no segundo semestre de 2009, caso não haja mudanças na alocação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) após o fim da CPMF. Com investimentos de R$ 5,5 milhões, a capacidade de carga deve ser ampliada em 10 mil metros quadrados. Além disso, haverá melhorias no processamento das cargas.
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439