Fevereiro, 2008 | www.abreti.org.br    
  Aumento de 5.000% na tarifa de Cumbica assusta empresas

Fonte: Gazeta Mercantil - 15/02/2008
 
  Com a intenção de melhorar a eficiência do Aeroporto de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo, em tempos de crise aérea, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) propôs aumentar a tarifa de estacionamento do terminal. Pela proposta, esse aumento deverá chegar a 5.000%. Segundo a Anac, a medida já passou por consultas públicas e agora no final de março deverá ser realizada uma audiência pública para aprovar a medida.

Se a medida for realmente aprovada, o custo de estacionamento das aeronaves em Guarulhos passará de US$ 1,5 mil por dia para US$ 78 mil, segundo cálculos da Deutsche Lufthansa.
A Iata, organização internacional que congrega todas as companhias aéreas, está negociando com as autoridades brasileiras o valor das tarifas. Fontes do setor garantem, no entanto, que o temor das estrangeiras não se justifica. Isso porque, a Infraero, Anac, Iata, Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) e a Junta dos Representantes das Companhias Internacionais do Brasil (Jurcaib), estão elaborando um estudo para melhorar a eficiência do aeroporto sem o aumento tarifário.
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439