Março, 2008 | www.abreti.org.br    
  Obra do terminal de contêiner começa
em Santa Catarina

Fonte: Gazeta Mercantil - 04/03/2008
 
  Finalmente começou a sair do papel, o Tecon Santa Catarina, um terminal portuário privativo de uso misto - carga própria e de terceiros que pretende movimentar 310 mil contêineres anuais em três berços de atracação. A localização é em Itapoá, litoral norte de Santa Catarina, na divisa com o Paraná. O investimento é de R$ 320 milhões dos grupos Battistella (70%) e da Hamburg Süd (30%).

A viabilização do projeto e o início das obras pela Construtora Andrade Gutierrez, no entanto, estava condicionado à liberação de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que, por sua vez, só liberaria as parcelas com o início das obras da rodovia SC 415, que liga a BR 101 ao porto, contrato assinando ontem pelo governo catarinense.

A fase de obras tanto do porto como da estrada tem duração prevista de 18 meses e o canteiro de obras já está instalado. Itapoá foi a região escolhida para a instalação do terminal privado por causa do seu calado natural de 16 metros na baia de Babitonga, o que possibilita o recebimento de navios de grande porte e fará com que terminal funcione como um "hub port", ou seja, receba cargas de grandes navios e depois a redistribua.
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439