Maio, 2008 | www.abreti.org.br    
  Tecnologia agiliza inspeção de cargas

Fonte: O Povo/CE - 27/05/2008
 
  Uma nova tecnologia para a inspeção de cargas nos portos, aeroportos e postos fiscais será apresentada hoje na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Trata-se da utilização de raios gama para fiscalizar o que entra e sai do Estado sem a presença de pessoas no local onde os produtos estão armazenados. A palestra será proferida pelo consultor Claúdio Bailly, às 17 horas no auditório Luiz Esteves Neto, na Fiec.

O sistema utiliza um braço mecânico que se ajusta ao local de armazenamento e transmite imagem, por meio de um aparelho de scanner, fazendo a análise da densidade dos volumes para um computador onde funcionários podem estudá-los. A tecnologia usa raios gama, cuja fonte de energia é o Cobalto 60. É um tipo de radiação eletromagnética capaz de penetrar na matéria, como chapas de aço de até 240 milímetros, identificando objetos a partir de 0,8 milímetro e detectando explosivos e armamentos.

"Será apresentado um processo não invasivo de inspeção em contêiners e caminhões, ou seja que não precisa abrir para ver o conteúdo. É um escaneamento das cargas com radiação de apenas 1,33 MeV. No método tradicional que é feito hoje, com o raio-x, a liberação é de até 9 Mev e a Organização Mundial da Sáude estabelece o máximo de 7 Mev. Além de não contaminar alimentos e produtos perecíveis, por exemplo, os raios gama permite uma inspeção mais ágil e segura", explica o diretor da Fiec, Fernando Castelo Branco.
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439