Julho, 2008 | www.abreti.org.br    
  Lula veta isenção de Imposto de Renda
para zonas exportadoras

Fonte: Folha de São Paulo - 02/07/2008
 
  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou ontem a lei que disciplina o funcionamento das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportações) com veto à isenção do IR (Imposto de Renda) nos primeiros cinco anos de funcionamento das empresas instaladas nessas áreas.

As ZPEs são áreas onde a produção para vendas no mercado externo são incentivadas por meio de benefícios fiscais. O principal patrocinador do projeto no Congresso é o senador José Sarney (PMDB-AP), aliado do Palácio do Planalto.

Com o veto do presidente, as companhias que quiserem se instalar numa ZPE nas regiões Norte e Nordeste poderão pedir incentivos do IR à Sudam e à Sudene. Se o projeto for aprovado, terão redução de até 75% do IR.

De acordo com a justificativa do veto publicada no "Diário Oficial" da União, a concessão do benefício sem detalhar em lei as condições e requisitos necessários é inconstitucional e também fere as regras do Código Tributário Nacional.

O presidente da Abrazpe (associação das ZPEs), Helson Braga, afirma que a isenção do IR será concedida pelo governo. Segundo ele, há problemas técnicos de redação no texto vetado, mas um acordo patrocinado pela própria Receita Federal e líderes do governo na Câmara prevê que o assunto seja disciplinado numa outra medida provisória. "Agora será preciso negociar o texto, mas o acordo é para que a isenção exista", afirmou Braga.

A Receita Federal não comentou o assunto. Há, no entanto, restrições até do Mdic (Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior) à medida. O Mdic sustenta que a isenção é incompatível com as regras do comércio internacional e também recomendou o veto ao presidente Lula.
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439