Setembro, 2008 | www.abreti.org.br    
  Governo reduz imposto de importação
para 181 máquinas e equipamentos

Fonte: Agência Brasil - 01/09/2008
 
  A Camex (Câmara de Comércio Exterior) anunciou uma lista de 181 novos produtos que terão sua tarifa de importação reduzida dentro do regime de ex-tarifários.

O ex-tarifário é um mecanismo para reduzir temporariamente o Imposto de Importação sobre alguns produtos, quando não houver produção nacional ou similar do bem.

Essa redução vai beneficiar vários projetos de infra-estrutura. Entre elas, estão a construção do Rodoanel, em São Paulo, de usinas termelétricas no Sul e Nordeste e a produção de peças para automóveis e motocicletas.

Os valores gastos com a importação desses equipamentos representam 11% dos investimentos relacionados a eles.

A nova lista inclui 172 bens simples (de apenas um maquinário ou equipamento), sete de sistemas integrados (um conjunto de máquinas ou equipamentos) e mais dois bens de informática e telecomunicações.

Desde julho de 2001, quando o regime entrou em vigor, a agosto deste ano, foram concedidos 6.613 ex-tarifários, que somam quase US$ 80 bilhões em investimentos globais em todo território brasileiro. Atualmente, estão em vigor 2.832 ex-tarifários.

Direito Antidumping

O Conselho de Ministros também decidiu a aplicação do direito antidumping definitivo nas importações brasileiras de resina de policloreto de vinila, obtida por processo de suspensão (PVC-S), originárias da China e da Coréia do Sul, por um período de até cinco anos. O produto é utilizado, principalmente, na produção de tubos, conexões, perfis e laminados (rígidos e flexíveis).
 
 
 
 
Rua Tenente Gomes Ribeiro, 212 - Conj. 41 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439