Fevereiro, 2009 | www.abreti.org.br    
  Ação no exterior é isenta de IR

09/02/2009 – GAZETA MERCANTIL
 
 

São Paulo, 9 de Fevereiro de 2009 - O exportador brasileiro não precisa mais pagar Imposto de Renda (IR) sobre ações de promoção comercial feitas no exterior. De acordo com o Decreto nº 6.761/09, publicado no Diário Oficial da União, gastos com pesquisas de mercado, aluguel de estandes e serviços de promoção e propaganda feitas em feiras realizadas em outros países têm, desde a última sexta-feira, alíquota zero de Imposto de Renda.

Segundo Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o exportador brasileiro terá uma grande economia com a medida.

"Esse decreto é um avanço para o comércio exterior e representa uma vitória para os exportadores brasileiros", disse ele. O decreto foi assinado pelo presidente Lula e pelos ministros Miguel Jorge, do Desenvolvimento; Guido Mantega, da Fazenda; e pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Mário Augusto Lopes Moysés.

O MDIC informou que as operações devem ser registradas pelo exportador no Sistema de Registro de Informações de Promoção (Sisprom).

 
 
 
 
R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439