Outubro, 2009 | www.abreti.org.br  

Vice-presidente de Finanças assume
a TAM depois da saída de Barioni


13/10/09 - DCI

SÃO PAULO - A pouco menos de dois meses após a entrada de do banqueiro André Esteves no conselho da companhia aérea TAM, foi anunciado na última sexta-feira a saída de David Barioni Neto da presidência da empresa, o que mostra o fortalecimento da área financeira dentro da companhia.

No lugar de Barioni assumiu interinamente o atual vice-presidente de Finanças, Gestão e TI e diretor de Relações com Investidores, Líbano Miranda Barroso. No final de julho, a BTG, de André Esteves (ex-sócio do Banco Pactual), assumiu a gestão do patrimônio da família Amaro, controladora da TAM Linhas Aéreas.

Já Barroso ocupou durante dezessete anos cargos executivos em grandes instituições financeiras e dirigiu a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) por seis anos.

Os rumores sobre a saída de Barioni Neto começaram após as perdas registradas com operações financeiras de proteção contra a variação dos preços de combustíveis. O mercado chegou a comentar que Barioni ganhou desafetos ao promover mudanças operacionais e otimizar o uso de aeronaves. Egresso da rival Gol, Barioni entrou na TAM em agosto de 2007. Três meses depois, foi para a presidência, em substituição a Marco Antonio Bologna. No 2º trimestre, a TAM teve o maior lucro líquido da história da empresa, R$ 788,9 milhões, alta de 134,1% ante 2008.

Líbano Miranda Barroso, com larga experiência na área financeira, acaba de assumir a presidência da TAM no lugar de David Barioni Neto, que saiu depois da entrada do banqueiro André Esteves na companhia.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439