Outubro, 2009 | www.abreti.org.br  

Ministério inicia teste de registro
de exportação de serviços


13/10/2009 – NetComex

A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), está em fase final de desenvolvimento do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzem Variações no Patrimônio das Entidades (Siscoserv), que, nesse momento, testará o módulo de registro das operações de exportações de serviços.

O sistema funcionará nos mesmos moldes do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), com nomeclatura própria, debatida também no âmbito do Mercosul.

Até o dia 30 deste mês, a Secretaria reunirá grupos de empresas de diversos segmentos empresariais para participar do teste do novo aplicativo, que tem por finalidade permitir a avaliação do Sistema, de forma real e controlada, antes do seu lançamento, previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

"O sistema, acessado pela internet, por meio de certificado digital, entrará em produção no início do próximo ano. As pessoas físicas que operam no comércio exterior de serviços e de intangíveis são o público alvo do teste", explica o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatini Junior.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços (Decos), Maurício do Val, da SCS, a versão beta do Siscoserv já recebeu o castramento de 160 usuários interessados em participar deste primeiro ensaio, sendo 90 empresas e 11 pessoas físicas. Embora tenha público alvo específico, do Val reforça que qualquer pessoa poderá acessar o programa, desde que confirme interesse pelo e-mail institucional do Siscoserv e possua certificado digital (adquirido em qualquer certificadora autorizada).


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439