Outubro, 2009 | www.abreti.org.br  

Bancos iniciam hoje cobrança
por meio de boleto eletrônico


19/10/09 - DCI

SÃO PAULO - Os grandes bancos investiram, nas últimas semanas, na divulgação do débito direto autorizado (DDA) entre seus clientes para garantir a adesão ao sistema que pretende substituir os boletos bancários pela cobrança eletrônica. Comunicados em agências, bate papo na internet, avisos nos caixas eletrônicos e nos sites foram alguns dos canais utilizados para explicar aos correntistas as facilidades do DDA, que entra em funcionamento hoje.

Com o DDA, todas as cobranças -mensalidades de escola, condomínio, etc- registradas em nome do correntista serão enviadas eletronicamente ao credor por meio da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Atrelados a essa plataforma, os bancos podem agregar novos serviços para atrair seus clientes ao recente mecanismo de cobrança.

O Bradesco, por exemplo, disponibilizou aos clientes pessoa física o programa "Net Finanças", que permite a organização do orçamento pessoal. Já as pessoas jurídicas terão acesso ao um programa para controlar com maior precisão o fluxo de pagamentos e recebimentos registrados no banco. "Estamos prontos para o início do DDA. Desde o dia 22 de junho todos os canais de atendimento estão abertos para receber essas adesões", afirmou o gerente do Departamento de Comercialização de Produtos e Serviços, Rizaelcio Machado de Oliveira. De acordo com o executivo, o banco contava ao menos com 1 milhão de adesões ao DDA na quinta-feira, dentre os 20 milhões de correntistas.

No Itaú Unibanco, o cliente que aderir ao DDA poderá escolher um meio para ser avisado da chegada de uma nova cobrança (SMS, e-mail) e o prazo de antecedência antes do vencimento para a chegada desses avisos. Mais de 300 mil dos 15 milhões de correntistas já optaram pela adesão.

No caso do Grupo Santander, a campanha vai além dos canais tradicionais de atendimento: a instituição irá veicular campanhas publicitárias na mídia nacional.

Depois de muita divulgação, o Débito Direto Automático (DDA), conhecido como boleto eletrônico, será colocado em operação a partir de hoje pelos grandes bancos.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439