Março, 2010 | www.abreti.org.br  

Freight forwarders ampliam
participação no mercado


04/03/2010 - GUIA MARÍTIMO

Relatório aponta crescimento dos intermediários.

Relatório da Drewry Supply Chain Advisors aponta que os exportadores estão cada vez mais procurando por freight forwarders para satisfazer suas necessidades no comércio marítimo, aéreo e logístico. De acordo com o diretor do estudo, Philip Damas, essas empresas - que representam os embarcadores nas negociações com os armadores - ampliaram sua participação no mercado de contêineres nos últimos 20 anos.

A fatia correspondente aos forwarders computou cerca de 35% do total do trade no ano passado. Na década de 80, este índice não passava de 15%.

No setor aéreo, a representatividade dos intermediários de carga (como também são conhecidos) chega a 95%, apontando um crescimento de 5% em relação a duas décadas atrás.

"Descobrimos que alguns exportadores preferem os freight forwarders por conta da proximidade com os clientes", afirmou Damas. A tendência aumentou no último inverno, quando os embarcadores encontraram dificuldades para manter seus embarques em direção à Ásia devido à escassez de navios e procuraram os forwarders.


R. Tenente Gomes Ribeiro nº 182-Conjuntos 23/24-Vila Mariana-São Paulo-SP-CEP 04038-040
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel./Fax: 11 5084.6439